domingo, 27 de abril de 2008

Leitura, Fichamento e Seminários

O Diabo dos Números
Hans Magnus Enzensberger Companhia das Letras

"Robert é um garoto que tem pesadelos. Uma dada noite aparece em seus sonhos um diabo de nome Teplotaxl. Noite após noite, Teplotaxl usa de truques diabólicos e vai passeando com Robert através de incríveis resultados matemáticos. De forma muito divertida, o diabo conduz o menino pelo mundo dos números, das operações, dos expoentes e das formas geométricas com a ajuda de textos e muitos desenhos coloridos. Aos poucos, Robert vai perdendo o pavor de Matemática e o medo de seu professor, Bockel. Em seus diálogos com Teplotaxl, o menino vai aprendendo a conversar com os números e a entendê-los e passa a gostar deles. O diabo dos números, ao contrário do que o nome possa sugerir, não é um ser maligno, mas um amigo que ajuda a destruir a idéia de que a Matemática é assunto para gênios."

Objetivo
Ajudar o aluno a sistematizar e organizar os conteúdos do livro O Diabo dos Números, de Hans Magnus Enzensberger.

Público-alvo
Alunos do segundo ano do ensino médio.

Duração
15 dias

Introdução
O "Diabo dos Números", publicado pela Cia. das Letras, conta a história de um menino que não tinha uma boa imagem da matemática. Numa seqüência de doze sonhos, ele passeia pelos principais conceitos da matemática aplicada no ensino fundamental e médio, conduzido pelo interessante personagem de nome Teplotaxl.

A proposta é fazer com que os estudantes leiam o livro e façam o fichamento dos capítulos escolhidos, com intervenções dos professores de língua portuguesa.

A seqüência de capítulos traz, resumidamente, os seguintes assuntos:

Noite

Capítulo

Apresentação do "Diabo dos Números" truques com o número 1: 1+1, 1x1, 11x11, etc.;

Romanos, sistema posicional, potenciação;

Primos, crivo de Eratóstenes, conjectura de Goldbach, Vinogradov;

Racionais, irracionais, representação decimal;

Números triangulares, obtenção de quadrados perfeitos;

Números de Fibonacci;

Triângulo de Pascal;

Análise combinatória;

Séries convergentes;

10ª

Número de ouro, relação de Euler, caleidociclos;

11ª

Divagações sobre demonstrações em Matemática; Bertrand Russell;

12ª

Matemáticos e matemáticas superiores (análise, topologia e grupos).



O fichamento é um tipo de organização das informações contidas numa obra, dispostas de tal maneira que se transformam num material de consulta eficiente. No caso do livro proposto, essa prática é especialmente importante, uma vez que o autor toca numa grande quantidade de conceitos, muitos deles ainda não vistos formalmente nas aulas do segundo ano do ensino médio.

Formato para o fichamento
1) Autor (Sobrenome seguido do nome);

2) Nome da obra e edição;

3) Cidade;

4) Editora;

5) Data da publicação;

6) Resumo, que deve conter: assunto, procedimentos metodológicos e conclusões do autor. Outra possibilidade para um texto técnico é fazer um esquema de tópicos, que torna o resumo mais objetivo, porém, apaga o colorido dos diálogos e personagens;

7) Síntese das idéias, conceitos e definições usadas pelo autor. Podem ser usadas citações do mesmo (sempre entre aspas), com indicações das páginas onde elas se encontram. O aluno deve sintetizar as idéias do autor utilizando suas próprias palavras;

8) Reflexões e comentários pessoais sobre o tema, relacionando o assunto a outros textos, às aulas e aos conteúdos de outras disciplinas.

Fonte: http://educacao.uol.com.br/planos-aula/ult3900u81.jhtm

Atividade aplicada para o 2º Ano do Ensino Médio.
Leitura, fichamento do livro e seminários.
Cada série dividida em 6 grupos e cada grupo responsável por dois capítulos do livro.

Entrega do fichamento e apresentação dos seminário dia 12/05/2008.
Apresentação de cada grupo: 15 minutos.

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